Teoria social, narrativa e evolução
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Teoria social, narrativa e evolução

Universidade Estadual de Campinas UNICAMPInstituto de Estudos da Linguagem IELForum de discussão para disciplina de Pós-graduação em Lingüística.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

2. A tradição da hermenêutica filosófica e a linguística

4 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Caros,

Parte de meu trabalho nos meus estudos de mestrado e doutorado giravam ao redor da obra de Paul Ricoeur e a temática das narrativas como construção do si mesmo e a identidade.

Como puderam observar, hoje tenho uma posição bastante crítica com a tradição da hermenêutica filosófica à qual pertencia Ricoeur. No meu ver, em diferentes e sutis desdobramentos, esta corrente brindou as bases filosóficas para a falta de convergência na definição de problemas e de métodos entre as ciências sociais e as ciências naturais. Esta posição foi quase uma bandeira política para muitas escolas e correntes no decorrer do século XX, especialmente radicalizada nas correntes pós-modernas (Derrida, Deleuze), algumas da chamada teoria crítica (Adorno, Marcuse), a sociologia da ciência (Latour, Feyerabend), entre outras.

No meu ver, por razões que excedem este espaço, essa prevenção excessiva com a linguagem e os métodos da ciência, prevenção que é muitas vezes chamada de "crítica" ou "emancipatória" a respeito de uma "epistemologia hegemônica", esconde formas veladas de conservadorismo e elitismo acadêmico.

Eu não sou linguista de formação, por tanto gostaria de começar esta série de discussões com umas primeiras colocações de vocês ao respeito.

Quais consideram vocês é a situação hoje das disciplinas linguísticas em este debate?
É possível que as pesquisas particulares que vocês desenvolvem entrem em contato com os termos de este debate?

https://tsne.actieforum.com

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Só para confirmar.

Já estão aquí?

https://tsne.actieforum.com

Luna



Sim, estou.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Bom, não sei o quanto este debate é familiar para vocês. E se tem sido matéria de discussão na sua carreira.

https://tsne.actieforum.com

Joana Gomes



Sim.

Emerson



Já! Rs

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Podem se estender?

https://tsne.actieforum.com

Emerson



Ernesto, a Linguística Textual seria a ampliação e/ou aprofundamento da Hermenêutica Filosófica?

Joana Gomes



Professor, essa foi a questão mais difícil para mim, pois não é uma discussão muito familiar. Imagino que ela esteja centrada nos estudos voltados para linguística textual. Gostaria de pedir mais esclarecimentos sobre ela, os vídeos discutem sobre, mas, para mim, ainda é uma discussão um pouco nebulosa.

Luna



Professor, esse debate é um pouco familiar para mim pelo pouco que vi em algumas disciplinas da Linguística Aplicada no curso de Letras, principalmente porque o objeto de estudo da linguística é a linguagem, que é algo que permeia muitas coisas, portanto já exige por si só uma perspectiva mais interdisciplinar talvez.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Não. Segundo eu entendo, e tentei descrever no vídeo, a linguística textual seria a versão profissional, sistemática e científica da hermenêutica clássica (como disciplina da interpretação de textos). A linguística textual correlaciona as formas de organização das estruturas textuais com operações cognitivas para a compreensão do sentido, em diferentes níveis.

A hermenêutica com sobre nome, isto é, a hermenêutica filosófica é uma corrente de pensamento que difere essencialmente da linguística textual.

https://tsne.actieforum.com

Luna



Mas a aplicação disso e muito difícil para mim, mesmo que eu já tenho discutido um pouco isso em algumas aulas, acredito que a organização das disciplinas da linguística são realmente bem divididas, deixando diferentes problemas a serem tratados por cada uma. Muitas coisas devem explicar isso, questões políticas e acredito que a herança deixada pela hermenêutica filosófica é muito difícil de ser quebrada na universidade.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

A hermenêutica filosófica foi uma escola de pensamento preocupada pelo sentido da ação humana. em sua primeira versão, pelo sentido dos agentes que produzem os textos: autores. A ideia, segundo descrita por Dilthey é que a través dos textos produzidos por autores, poderiamos aceder às mentes, intenções, motivos dos autores. O "espírito" deles, segundo a palavra que era usada com frequência.

Depois, a hermenêutica seguiu um caminho mais abrangente, identificando já não os sujeitos a través de textos, mas lendo os sujeitos como se fossem textos. Isto é, os sujeitos como produtos de redes simbólicas disponibilisadas pela cultura. Estás definições são, em efeito, nebulosas. Mais têm influenciado, como expliquei uma boa parte da divissão das faculdades acadêmicas.

https://tsne.actieforum.com

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

A analogia planteada, seria que, enquanto a hermenêutica permitiu um número quase infinito de interpretação sobre o sentido de ações singulares, a etologia, restringiu todas as interpretações, apenas a que se desprendem da mera observação.

Pelos dois, caminhos ambas disciplinas dissolvem o seu objeto. o primeiro em camadas de sobre interpretação e o segundo, nos próprios estado mentais que antecedem a ação, e que é o que precisa ser analisado.

https://tsne.actieforum.com

Luna



Sim, professor. Como disso, acredito que a hermenêutica ainda influencia muito as faculdades acadêmicas, sobretudo as de teoria literária.



Última edição por Luna em Sex Set 15, 2017 8:54 pm, editado 1 vez(es)

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Luna, essa sobre especialização da linguística é vista em algum momento como um problema?

https://tsne.actieforum.com

Luna



Professor, acredito que é vista como um problema por alguns estudiosos da linguística aplicada, por exemplo, mas de modo geral acredito que não. Isso não é tão discutida na linguística eu acredito.



Última edição por Luna em Sex Set 15, 2017 8:56 pm, editado 1 vez(es)

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Os linguístas seguidores da gramatica transformacional e os linguistas que trabalham na sociolinguística trabalham, por exemplo, em nichos totalmente separados?

https://tsne.actieforum.com

Emerson



Professor,

Desculpe-me por mudar o foco. Falo por mim. A ementa da disciplina é bastante interessante. Acho importante dialogarmos com outras áreas, assim como você fez ao longo de sua carreira. Contudo vejo que essa disciplina é um pouco densa e, por isso, o formato de discussão em forum não permite criar uma linearidade na exposição do conteúdo. E isso me preocupa muito, sobretudo por serem tópicos de outra área.

Luna



Os linguístas seguidores da gramática transformacional e os linguistas que trabalham na sociolinguística trabalham com problemas diferentes, mas não acho que sejam em nichos tão separados assim, não é algo tão dividido, talvez eu tenha exagerado. Mas como os objetos de pesquisa são diferentes, muitas vezes são adotadas linhas teóricas muito diferentes que fazem com que haja pouco diálogo entre as sub-áreas, mas essa é minha opinião. Não é que não há diálogo, mas poderia ter mais.

Joana Gomes



Trabalham em nichos separados, pois seguem teorias diferentes.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Emerson,

Entendo a preocupação. Um objetivo da disciplina é poder conciliar modelos teóricos diferentes sobre problemas comuns. Estas primeiras colocações, pela abrangência disciplinar parecem ter esse efeito na discussão do foro se não se precisar uma linearidade na exposição.

Eu propongo passar aos temas do terceiro tópico centrado nas leituras e aclarar os termos centrais do debate ali exposto. E deixar as perguntas destes dois como perguntas abertas, para desenvolver no decorrer da disciplina.

https://tsne.actieforum.com

Joana Gomes



Acho que essa separação está mais ligada as Teorias e objetivos de cada área que são distintos...

Emerson



Não totalmente. A Sociolinguística não excluí o fato, por exemplo, de o indivíduo ter que "dominar" a variedade padrão da língua.

Luna



Concordo, acredito que existem algumas convergências. Devemos ir para o tópico 3, professor?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos