Teoria social, narrativa e evolução
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Teoria social, narrativa e evolução

Universidade Estadual de Campinas UNICAMPInstituto de Estudos da Linguagem IELForum de discussão para disciplina de Pós-graduação em Lingüística.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

3. Narrativas complexas como adaptação

5 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

13. Narrativas complexas como adaptação Empty 3. Narrativas complexas como adaptação Sex Out 20, 2017 5:55 pm

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Brian Boyd desdobra a hipótese de que as narrativas cumprem diversas funções adaptativas que podem ser observadas ontogênica como filogenéticamente.

Podemos enumerar algumas:
- Transmissão efetiva de informação social.
- mecanismo de controle e estabilidade social que correlaciona determinadas ações com determinadas expectativas do grupo.
- Mecanismo para o treino de comportamentos que fogem das urgências do aqui e o agora, o que possibilita ampliar exponencialmente o repertório de comportamentos futuros.

Contudo, como explica Boyd, relatos mais elaborados exigem maior gasto de tempo e energia dos produtores, e tal vez, também dos ouvintes. Qual a razão desse investimento sem ganhos efetivos imediatos em termos adaptativos simples (reprodução e supervivência)? Boyd dá algumas razões para isso.

Gostaria de fazer a mesma pergunta para os níveis dois e três do vídeo. As operações de correlacionar ações com entornos regulados e de comparar contextos entre si, afastam as histórias de ser meros mecanismos para a imitação efetiva de comportamentos em situações reais e exigem do intérprete maiores capacidades de abstração. Maior complexidade do relato, menor seu possibilidade de uso efetivo como modelo de comportamento. Como entender narrativas complexas como adaptações?

https://tsne.actieforum.com

Luna



Olá, já posso fazer um comentário?

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Luna, claro!

https://tsne.actieforum.com

Luna



Achei difícil de responder essa questão. Mas Boyd fala que o ganho evolutivo seria a ampliação da capacidade intuitiva do ser humano a partir da construção de narrativas mais complexas. Ele fala também no poder de manipulação que se desenvolve a partir disso, no sentido de dizer a "verdade" e fazer com que nossos semelhantes acreditem em nós.Não sei se é isso, professor.

Emerson



Professor, é possível deixar alguns minutos antes de terminar o foro para que possamos conversar sobre alguns encaminhamentos da disciplina?

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Sim, Emerson. É possível.

https://tsne.actieforum.com

Emerson



Boyd diz que para entendermos uma narrativa complexa é necessário compreender as intrigas que perpassam na sociedade.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Luna, sim. As narrativas servem como possíveis recursos estratégicos para captar a atenção de ouvintes, para ganhar status como distribuidor de informação valiosa, etc. O que claramente, abre as portas a serem mecanismos de manipulação.

Porém, tal vez, um narrador manipulador não precise tanto gasto em criar narrações tão sofisticadas como as dos níveis dois e, especialmente, três.

Boyd, por outro lado, faz ênfase em que não somente são fines estratégicos individuais os que movem aos humanos a narrar.

https://tsne.actieforum.com

Emerson



Depois que ele mostra a correlação entre narrativa e sociedade complexa, Boyd faz entender a narrativa como um jogo cognitivo com informação social.

Luna



Ah entendi, então as narrativas de nível mais complexo estão relacionadas com ganhos sociais?

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Eu gostaria de me centrar em esta equação. Entre mais complexa uma narrativa, maior o gasto cognitivo, de tempo e de energia para sua compreensão, e menor seu grado de efetividade para a ação a curto prazo. Qual seria a razão para a produção de narrativas complexas em modo transversal a qualquer cultura?

https://tsne.actieforum.com

Joana Gomes



Como as narrativas derivam das vantagens da comunicação em espécies, tanto o narrador como quem escuta a narrativa se beneficia dela. As narrativas são, assim, informações estratégicas!! O narrador ganha crédito e status social na troca de informações. Essa combinação de benefícios do narrador e do ouvinte e a intensidade do monitoramento social em espécies, explicam por que a narrativa se tornou tão central para a vida humana.

Luna



Concordo com a Joana.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Emerson. Sim, para mim, essa é o núcleo de definição das narrativas complexas. Esse jogo, vai desde relacionar ações isoladas e sequências de ação até contrastar entornos com regras e funcionamentos diferentes

https://tsne.actieforum.com

Emerson



Não seria porque a sociedade, a medida que o tempo passa, se torna mais complexa?

Luísa Haddad Labello



Eu não entendi direito a pergunta, professor!

Joana Gomes



Acho que a narrativa é transversal a qualquer cultura por auxiliar a evolução da cooperação e o crescimento da flexibilidade mental humana. Ela se torna algo inerente ao homem, professor? Poderíamos fazer essa afirmação??

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Concordo, Joanna. Porém, narrativas muito complexas fazem que esse monitoramento social seja muito difícil de entender como guia para ação de individuos singulares. Pensem em narrativas em que um sujeito tem que se debatir entre as exigências que fazem dois entornos sociais diferentes.

https://tsne.actieforum.com

Luísa Haddad Labello



Eu pensei nisso que o emerson falou da sociedade, a medida que o tempo passa ficar mais complexa, e nessa grande relação que existe entre os entornos, seja de cooperação, de autonomia ou de conflito.

Luna



Concordo com o Emerson e com a Luísa. Para mim seria a melhor explicação para a questão, o que você acha, Ernesto?

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Luísa, a pergunta é porque ainda insistimos em narrativas com múltiplas personagens, que moram em entornos con regulações muito diferentes. Muitos desses contextos tem regras de ação contrastantes, opostas que, antes que promover determinado tipo de ação dos indivíduos o que podem fazer é levar paralisia, como no caso de Uma separação. Qual a função, se social, como diz Emerson que essas narrativas tem? Por exemplo, para a espécie?

https://tsne.actieforum.com

Luísa Haddad Labello



Aaaah sim!! Uma das funções seria a de reprodução?

Joana Gomes



Ok, professor. Mas mesmo sendo difícil por haver entornos sociais diferentes, o narrativa contribui para um caminho. Ainda que seja uma decisão difícil a ser tomada. Volto a lembrar o filme "uma separação", uma narrativa complexa, vários entornos sociais, mas uma decisão foi tomada. Vejo as narrativas como indispensáveis para evolução humana.

(Juan) Ernesto Mora

(Juan) Ernesto Mora
Admin

Sim, eu também concordo. Eu gostaria de seguir pensando no assunto da seguinte maneira. As narrativas servem para cumprir determinados interesses de individuos isolados ante demandas de seu entorno. Muitas desses interesses se desdobram de modo estratégico e instrumental. Narrativas ensinam como se dar bem em relações de concorrência entre muitos agentes. Porém, se passamos a outro nível, o nível do grupo, ela serve como mecanismo que ajuda a estableces mecanismos de cooperação. E, em um nível maior, tal vez, ela mostre quais poderiam ser as relações entre grupos distantes ou concorrentes entre si. Vou desenvolver isto com maior clareza e profundidade no seguinte modulo.

https://tsne.actieforum.com

Luísa Haddad Labello



Joia, professor!!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos